This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

Relatório Veja

Home/Relatórios/Relatório Veja

Relatório Veja

  1. Relatório

Este relatório foi elaborado a partir da análise de notícias do veículo de comunicação Veja, uma revista brasileira criada em 11 de setembro de 1968 pelos jornalistas Roberto Civita e Mino Carta. A revista é semanal, aborda assuntos tanto no âmbito nacional, quanto no âmbito internacional, com ênfase em política e economia.

Foram coletadas amostras de janeiro a maio de 2016. Por meio de categorias desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa “MIDIAMIGRA- Observatório de Migração e Comunicação Intercultural”, foi feita uma pré-seleção com o auxílio das notícias veiculadas no período estabelecido pelo site ( http://veja.abril.com.br/) .

  • Análise Qualitativa dos Dados

Na fase preliminar de amostragem das notícias Veja, durante os quatro primeiros meses de 2016, foram coletadas 300 matérias. De todas as matérias analisadas, apenas 1 se enquadrou como objeto de estudo. Vale ressaltar que as matérias foram captadas por identificações isoladas das palavras-chaves, mas ao ler o corpo da notícia concluiu-se que muitas não condiziam com o objetivo da pesquisa, portanto foram excluídas

Foram classificadas a partir dos seguintes parâmetros: Análise de categoria, valor notícia, apresentação da (o) personagem, existência de dados, se a matéria apresenta possíveis soluções, observações de posicionamento, teor das notícias, qual olhar, migração no Brasil, visão sobre migrante e visão inclusiva.

A fonte da matéria analisada é oficiosa. O documento analisado teve como país de cobertura o Brasil, conforme sugerem as diretrizes da pesquisa, na região sudeste. A matéria não foi assinada. Referente ás categorias da pesquisa, a matéria teve como categoria secundária “Trabalho” e como categoria geral “Migrante Ideal”.

A Revista Veja retratou a única notícia sobre migração de forma negativa. Enfatizando o cenário político, mostrou que o governo de Dilma Rousseff estava vinculado com criminosos. “[..]O deputado Diosdado Cabello, pai da estudante Daniella, é investigado pelos Estados Unidos por chefiar uma das maiores redes de tráfico de cocaína do mundo” “[…] Apesar dessa ficha, ele tem companheiros de primeira hora no PT. No ano passado, Lula e a presidente Dilma Rousseff receberam a visita do político-traficante, que veio ao Brasil em uma visita extra-oficial’’ O teor dessas informações explicita que o Brasil estava relacionado com a pior forma de governo de outros países e que oferece abrigo a pessoas com grande influência, no caso a filha do de político Diosdado Cabello. Esses dados só mostram como o veículo pode conduzir a opinião do público de uma forma negativa, ressaltando que as relações diplomáticas no país são de extrema incoerência, e que a migração dessa jovem estudante só está garantida porque seu pai, chefe do tráfico, sofre graves ameaças em seu país.

  • Analise Quantitativa dos Dados

 

No total a revista VEJA, produziu um percentual de 0,33% sobre o tema migração no Brasil de 300 matérias, ou seja apenas 1% de todo o período de análises.

 

  1. Observações Finais

Foi possível concluir que a revista Veja durante janeiro a maio de 2016 produziu uma notícia sobre migrações e posteriormente após a leitura do material coletado para análise foram descartadas 299 matérias por conter assuntos restritos sobre migração internacional e assuntos de outras instâncias que não estavam no foco da pesquisa. O conteúdo do site é bastante específico com diversos assuntos diferentes, entretanto, quando o assunto é migrações ou refugiados pode-se identificar um número muito pequeno sobre as publicações feitas no veículo, e quando são feitas expõem informações com laços políticos e teor negativo do governo para com esses migrantes.

By | 2016-12-22T10:15:19+00:00 dezembro 22nd, 2016|Relatórios|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment